Categoria:

Seguro Frota: tudo o que você precisa saber para proteger os ativos da sua empresa

Esta modalidade é destinada a empresas que desejam otimizar custos da frota de veículos leves ou pesados, independente da atividade. A economia em alguns casos pode chegar a 50%.
Publicado em: 13/10/2023

O Seguro Frota é um produto pensado para diminuir a preocupação de gestores em relação a integridade dos veículos. Além disso, ele garante todo o suporte que a empresa precisa em caso de sinistros, como acidentes, furtos, entre outras eventualidades.

Um ponto importante a ser desmistificado já no início é que Seguro Frota possui diferenças consideráveis do Seguro Individual.

Começamos pelo fato de que o primeiro não define um perfil único para o condutor. Em segundo lugar, o cálculo do prêmio também é feito de forma diferente, já que o desempenho total da frota é avaliado ao invés da análise ser feita de forma individual, em cada veículo.

Apesar de parecer simples, existem diversos pontos na contratação do produto, que serão abordados neste conteúdo, que tornam este um trabalho bastante minucioso a fim de definir o que é melhor para uma empresa.

Confira tudo o que é necessário saber sobre o Seguro Frota para efetivamente proteger os ativos de uma empresa.

 

Como funciona o Seguro Frota?

Muito além da praticidade da administração de uma apólice com um único vencimento para todos os itens, esta modalidade é destinada principalmente a empresas que desejam otimizar custos da frota de veículos leves ou pesados, independente da atividade. A economia em alguns casos pode chegar a 50% se comparados os custos com mesmos itens em apólices individuais.

Para conseguir uma economia dessas contar com a consultoria de um corretor de seguros é de suma importância. É ele quem possui um relacionamento estreito tanto com as empresas a fim de entender a realidade do negócio, quanto com as seguradoras a fim de conseguir o melhor custo-benefício.

 

Quais os principais benefícios em contratar o Seguro Frota?

Como o prêmio é calculado com base no desempenho da frota, pode ser que, se apenas um veículo sofrer sinistro, o valor do prêmio final não seja afetado de forma considerável.

Como os custos de emissão de pagamento da apólice são cobrados apenas uma vez, isso garante que o segurado consiga fazer economia na contratação do seguro de frotas. Esse é um ponto positivo que quase todos os seguros corporativos apresentam, a diminuição dos custos operacionais das empresas.

Além disso, a empresa precisa controlar apenas uma apólice, em vez de controlar uma para cada veículo, o que facilita a gestão. Outro ponto importante é que, como dito anteriormente, não é definido um único perfil de condutor, o que torna a negociação mais flexível e simples.

 

Coberturas básicas do Seguro Frota

Trazendo praticidade na administração dos seguros de uma empresa, a modalidade de seguro frota agrupa vários itens segurados em uma única apólice, contudo cada item pode ter sua cobertura personalizada conforme necessidade. As principais coberturas são:

 

Cobertura Compreensiva

Conhecida popularmente como “Seguro total” compreende todos os riscos de incêndio, colisão, roubo/furto do veículo segurado (Casco).

 

Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF)

Também conhecida como “Cobertura para Terceiros” é a responsabilidade civil referente à danos materiais, corporais e morais causados a terceiros.

É uma cobertura de custo mais acessível, se comparada à cobertura de Casco, podendo ser contratada em conjunto ou isoladamente, quando o segurado preferir garantir-se apenas contra danos causados a terceiros.

 

Cobertura de APP

A Cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) é uma indenização paga aos ocupantes de um veículo em caso de morte ou invalidez decorrentes de acidentes.

 

Assistências 24hrs

São benefícios contratados adicionalmente a fim de amparar o segurado em situações emergenciais, tais como serviço de reboque (guincho) em caso de acidentes ou panes, táxi, chaveiro, carga de bateira, carro reserva, troca de vidros, entre outras.

 

Coberturas adicionais do Seguro Frota

De acordo com a atividade de cada empresa, é imprescindível a contratação de coberturas adicionais para que o segurado tenha a tranquilidade de estar coberto nas diversas eventualidades que podem ocorrer no dia a dia.

Algumas coberturas adicionais que devem ser observadas no seguro frota:

 

Cobertura de DMH

Em caso de acidentes, cobre o reembolso de despesas médicas hospitalares para passageiros/ocupantes do veículo segurado. A contratação desta cobertura em específico é muito importante na ausência de um plano de saúde para os colaboradores.

 

Coberturas de carroceria, equipamentos e acessórios

É a contração de uma verba adicional específica para os implementos realizados nos caminhões, os quais não estão inclusos no valor de referência (Tabela Fipe) do veículo. Devem ser determinadas as verbas de cada item segurado, conforme as características.

Por exemplo: carrocerias abertas, baús, caçambas, graneleiras, betoneiras; equipamentos refrigeradores, eixos adicionais, plataformas elevatórias, guindastes acoplados à caminhões, entre outros.

 

Cobertura de Basculamento

Veículos com carroceria basculante (caçambas) acopladas correm risco de tombamento durante o funcionamento da caçamba. Em um eventual acidente, caso a empresa não contrate essa cobertura, o veículo estará descoberto e os custos serão integralmente da empresa.

 

Cobertura de Extensão de RCF aos veículos rebocados

Para empresas que trabalham com serviço de guincho, é necessária essa contratação para que os veículos que estão sendo rebocados sejam considerados como “terceiros” e estejam cobertos até o limite de cobertura RCF contratado em apólice em caso de acidentes.

Como as coberturas adicionais são um investimento extra ao seguro contratado, é muito importante analisar o momento atual do negócio para saber a necessidade de cada ponto adicionado ao contrato.

 

Veja como são definidos os custos do Seguro Frota

No seguro frota, a precificação é realizada pelas companhias seguradoras as quais baseiam-se nas informações de perfil da conta. Os principais fatores que influenciam nos custos são:

 

Região de circulação

Frotas com circulação regional normalmente apresentam menor risco para as seguradoras. Já quando existe circulação periódica nos estados de SP e RJ, por exemplo, tendo em vista os índices estatísticos de sinistralidade elevada, as companhias restringem a aceitação ou agravam as taxas.

 

Tipos de carga

As cargas transportadas também influenciam consideravelmente na análise, pois com frequência veículos são roubados por quadrilhas especializadas que visam determinadas cargas.

 

Atividade da empresa e histórico de sinistros

Através da tecnologia e de sistemas integrados, as companhias consultam em seu banco de informações e conseguem identificar a frequência de acidentes e valores indenizados de cada cliente.

Assim, na análise da cotação, ela considerará os resultados que o segurado retornou para a companhia, podendo aceitar ou não o risco conforme histórico da empresa. 

 

Quer um valor mais em conta? Faça o gerenciamento de risco

Medidas de gerenciamento de risco são extremamente importantes para manter a “saúde” da apólice frota e do relacionamento junto ao mercado segurador.

As principais soluções no mercado para prevenção de acidentes e roubos são:

  • Treinamentos: direção defensiva e cursos complementares para motoristas a fim de evitar pequenos e grandes acidentes;
  • Rastreadores com monitoramento por empresa especializada: desenhe de maneira personalizada as rotas para que qualquer imprevisto seja informado em tempo real. Com isso uma série de medidas podem ser realizadas a fim de evitar um roubo ou facilitar a recuperação do bem;
  • Realizar o gerenciamento de rotas e horários a fim de evitar os trechos mais perigosos e visados por quadrilhas.

Mesmo que esteja segurado, a perda de um bem pode trazer outros prejuízos financeiros que não estavam previstos.

Por isso, além de contar sempre com a assessoria de um corretor de seguros, é preciso procurar as coberturas que fazem sentido serem adicionadas para evitar ao máximo qualquer fatalidade que possa acontecer. É preciso ter em mente que o prejuízo financeiro, depois que algo do tipo acontece, é muito maior.

 

Garantia de segurança do patrimônio

Em resumo, o Seguro Frota é uma parte fundamental da gestão, seja para uma empresa de transporte, logística, ou qualquer organização que dependa de uma frota para suas operações. Ele oferece proteção financeira contra uma série de riscos, incluindo acidentes, roubos, danos e responsabilidade civil, ajudando a minimizar os impactos negativos sobre o negócio.

Ao longo deste conteúdo, foram explorados os principais aspectos do seguro, desde o que ele cobre até como investir em boas práticas para manter a saúde da apólice e melhorar o relacionamento com o mercado. O seguro certo pode fazer toda a diferença na segurança da frota e na saúde financeira da sua empresa.

Portanto, antes de tomar uma decisão, análises cuidadosas devem ser feitas. Fazer cotações com diversas seguradoras, levantar a reputação e o histórico de pagamento de sinistros da empresa escolhida, e buscar a orientação de um corretor de seguros são pontos que não podem faltar na busca pelo melhor parceiro.

Investir em um Seguro Frota é investir na proteção do patrimônio, na segurança dos motoristas e no sucesso contínuo das operações. Essa é uma decisão que não pode ficar para depois; as pesquisar devem começar o quanto antes para garantir que a frota esteja segurada. Com a proteção certa, é possível enfrentar os desafios do transporte rodoviário com confiança e tranquilidade.